Nossa História

    Em 2017, pelo intermédio de Mário Chagas, a historiadora Renata Santos procurou o Museu de Favela (MUF) com a proposta de realizarem juntos um seminário intitulado “Favela e patrimônio: desafios e perspectivas”. O projeto foi inscrito em um edital, não foi selecionado e a parceria não prosperou. Mas o destino deu um empurrãozinho. No início de 2019, Renata Santos e Márcia Souza, atual diretora do MUF, se conheceram durante o curso “Economia Criativa para o Terceiro Setor”, oferecido pela ESPM, e retomaram a parceria.
     A partir desse reencontro foi montado um grupo de discussão, formado por Márcia, Renata, Alini Rangel, atual diretora-presidente do museu, e Rita Santos, uma das sócias fundadoras do MUF. Os debates regulares que se seguiram na sede do Museu de Favela foram fundamentais para o amadurecimento do projeto, que deixou de ser um seminário e tomou a forma 
de fórum. A intenção era que tal mudança possibilitasse uma abordagem mais ampla e complexa de um tema tão sensível, inserindo-o no contexto maior da cidade.

     Em novembro de 2019, o projeto foi selecionado como evento oficial paralelo do Rio Capital Mundial de Arquitetura, um enorme reconhecimento da importância da proposta, motivando a melhorar organização e estrutura do trabalho.
     Mesmo sem recursos financeiros, mas com o suporte da equipe da Superintendência de Museus da Secec e da UERJ, o grupo iniciou 2020 programando seis encontros presenciais entre março e agosto. O objetivo era 
promover a proposta e formar Grupos de Trabalho que pudessem desenvolver de forma coletiva uma Agenda em comum. As propostas desenvolvidas nesse processo seriam debatida durante o Fórum propriamente dito, previsto inicialmente para ocorrer em setembro de 2020.
     Porém, a pandemia de Covid-19 e o início do isolamento social alteraram os planos. Passado o primeiro impacto, nós nos reorganizamos e decidimos que 
era preciso seguir em frente. E no dia 16 de abril de 2020 foi realizado um primeiro encontro de forma virtual. No dia 21 de maio realizamos o segundo e no dia 25 de junho, o terceiro.
     Ao longo desse processo, de muitos desafios e enorme aprendizado, Alini Rangel e Renata Santos se consolidaram como coordenadoras do projeto. Os problemas que foram surgindo pelo caminho, tanto pessoais quanto técnicos, como o uso da tecnologia, a sustentabilidade do fórum, as dificuldades de se estabelecer uma articulação em rede, à distância e em meio a uma pandemia, estão sendo superados com ajustes e adaptações constantes, dando-se um 
passo de cada vez.
   A ideia original dos Grupos de Trabalho deu lugar a formação de um Conselho 
Consultivo composto de diferentes atores provenientes de diversas partes da cidade. A adesão de novos integrantes, que tem contribuído de forma voluntária e ativa na execução de um projeto dessa magnitude, têm sido igualmente fundamental.
       Pouco a pouco, a semente que plantamos com a ideia de um fórum vai geminando, gerando conteúdos originais, envolvendo lideranças, suscitando discussões, superando em meio a uma das maiores pandemia do último século o desafio de colocar em prática um ideal de Governança Participativa e defender a Cultura e o patrimônio como um caminho para um desenvolvimento mais humano, digno e justo.
      Nossa história continuará sendo escrita até outubro, quando teremos a realização do I Encontro Anual do Fórum para avaliar nossas ações e deliberar sobre os rumos a seguir. E esperamos estar apenas no início de um percurso transformador, que passa pela escrita de novos capítulos não só da história de cada um de nós, mas da nossa aldeia como um todo.

Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20 de julho de 2020.

"O campo da cultura e, em consequência, o do patrimônio cultural, é um campo eminentemente político".

Ulpiano Bezerra de Meneses 

Oscar_presidente vargas.jpeg
 

Idealização

Colorida_fundo transparente.png

Realização

1 - Logo MUF (fundo transparente).jpg

Fórum Cidade, Favela e Patrimônio

Por uma nova governança participativa

  • Spotify ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Apoio Institucional 

UIA2021RIO-LOGO-PT.png